sábado, 30 de maio de 2015

Características gerais dos moluscos

Filo Mollusca [Moluscos]





  • Características gerais:
Os moluscos são animais de corpo mole (mollis= mole), não segmentado, viscoso, com simetria bilateral, podendo existir representantes assimétricos, alguns possuem uma concha, podendo ela ser interna ou externa. O corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. A maioria dos representantes é marinha. Possuem grande importância econômica, pois podem ser utilizadas na alimentação, fabricação de adorno, como pérolas e objetos de colecionadores. Existem mais de 150 mil espécies descritas, ficando atrás apenas do filo dos artrópodes nesse quesito.

Embriologia

Os moluscos são animais triblásticos, celomados, protostômios, esquizocélicos e hiponeuros.

Estrutura Corporal

O corpo dos moluscos é divido em cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça encontramos órgãos sensoriais como tentáculos e olhos. Os pés servem para locomoção e têm caráter sistemático. Nos cefalópodes os pés foram transformados em tentáculos. Na massa visceral encontramos as vísceras. Na epiderme existe uma dobra chamada manto, que secreta a concha. O manto envolve o corpo do animal. Possuem células produtoras de muco na epiderme. Entre a parede do corpo e o manto encontramos a cavidade do manto. 

A concha secretada é um exoesqueleto calcário e tem três camadas principais: a mais interna, diretamente em contato com a epiderme que a secretou, é a camada nacarada, ou nácar, de aspecto liso e brilhante. O nácar foi muito utilizado, antes do advento dos produtos sintéticos, na fabricação de botões de roupa. A camada intermediária , mais espessa que a nacarada, é denominada camada prismática, sendo formada por critais de carbonato de cálcio dispostos perpendicularmente à concha. A camada mais externa, a mais fina das três, é constituída principalmente por material orgânico, sendo chamada camada orgânica, ou perióstraco.






Na cabeça desses animais podemos encontrar os órgãos dos sentidos e uma boca que possui uma estrutura parecida com uma língua cheia de pequenos dentes muito afiados que chamamos de rádula. Com a rádula, os moluscos conseguem raspar os alimentos, transformando-os em pequenas partículas que são enviadas para o estômago. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário