segunda-feira, 1 de junho de 2015

Importância econômica dos Moluscos

Importância econômica dos Moluscos





Moluscos são utilizados na alimentação humana desde a antiguidade o que tornou rentável sua criação comercial. Helicicultura é a denominação que se dá a quem cria escargots, Helix aspersa. O consumo deste animal, porém, é muito mais antigo, provavelmente desde os primórdios da humanidade, como comprovam os achados arqueológicos de montes de cascas ou conchas, em cavernas dos homens pré-históricos. A criação visa produção de alimento mais saudável com baixa conteúdo calórico 100g de escargot correspondem a apenas 70 calorias).

A maricultura, ou seja, criação de moluscos marinhos também tem adquirido relevante importância nas ultimas década no Brasil e o estado de Santa Catarina tem se destacado nesse campo. As criações brasileiras geralmente tem focado em espécies de mexilhão e ostras.

A criação de moluscos para obtenção de pérolas é uma outra forma economicamente rentável. A cidade japonesa de Hiroshima tem se destacado através do emprego de alta tecnologia para a produção de pérolas. Apesar de trazerem benefícios econômicos, moluscos muitas vezes são responsáveis por causarem prejuízos.  Isso se deve a sua atuação como pragas de vegetais cultiváveis. A espécie que atualmente se destaca é Achatina fulica, mas outras também, como lesmas também devem ser consideradas.

Um comentário: